Extrato de própolis para lavagem nasal?

Apesar de seu uso mais comum ser a ingestão em água morna ou chá, o extrato de própolis possui grande positividade no auxilio de crises alérgicas-respiratórias e em seu tratamento com o uso do Lota, uma vez que possui funções benéficas para nosso sistema imunológico.


As infecções das vias aéreas superiores (IVAS) constituem o grupo de doenças que mais acometem os seres humanos, sendo a população adulta capaz de desenvolver de 2 a 5 episódios anuais, enquanto crianças apresentam 7 a 10 episódios ao ano.
Contudo, estudos indicam que tanto as bactérias da espécie Streptococcus pyogenes quanto as bactérias da espécie Staphylococcus aureus – ambas causadoras de infecções das vias aéreas superiores – mostram que o extrato de própolis possui a capacidade de inibir o crescimento microbiano.
Os compostos fenólicos presentes no extrato de própolis, em especial os flavonoides, merecem destaque no papel de prevenção e combate a inflamações e infecções. Isso porque anulam radicais livres, moléculas que, em excesso, fragilizam o organismo.

 

“Suas substâncias promovem maior ativação das células de defesa, favorecendo o reconhecimento e a destruição dos micróbios.”
(José Maurício Sforcin – Imunologista) 

Com seu feito analgésico, anti-inflamatório e cicatrizante, o uso do extrato de própolis no Lota, é indicado principalmente para quem sofre com rinite e sinusite, auxiliando também em gripes e resfriados.

 

Para utilização do própolis no Lota, indicamos o uso do Própolis Sem Álcool – para evitar irritações na narina. Utilizamos de 2 a 3 gotas junto ao soro (água morna e sal).

 

                • Efeito cicatrizante para narinas, diminuindo ardência e incômodos.
                • Diminuição da secreção por seu efeito anti-inflamatório.

 

Veja também os benefícios do consumo do própolis para o Covid-19 aqui.

 

 

 

Fontes:

https://doi.org/10.1590/S0102-695X2008000300020

http://www.ipasealsaude.al.gov.br/aviso/item/2233-o-poder-da-propolis-para-saude

https://apisbrasil.com.br/post/20/a-propolis-e-seu-efeito-cicatrizante

VasconcelosH. G.; RodriguesF. O. S.; BusattiH. G. N. O. Avaliação da eficácia antibacteriana do extrato de própolis verde em bactérias causadoras de infecções nas vias aéreas. Revista Eletrônica Acervo Científico, v. 3, p. e1840, 23 dez. 2019.

 

Posted in Sem categoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *