Descongestionante nasal, não é a melhor opção!

Em nosso dia a dia, quantas vezes você já se deparou com aquela mudança repentina do tempo? Com isso muitas vezes recorremos aos descongestionantes nasais, mas seu uso pode trazer grandes problemas para sua saúde, sendo desaconselhado pelos médicos.


Primeiramente, a ação dos descongestionantes não é apenas local e parte da substância vasoconstritora é absorvida pela mucosa e entra na corrente sanguínea, podendo levar à arritmia, taquicardia, hipertensão, irritação nasal, insônia, tontura, dores de cabeça e retenção urinária.

Além disso, sabia que o uso constante de descongestionantes podem causar dependência e  a chamada rinite medicamentosa? Pois é! Agora imagine, se você sofre de alguma alergia respiratória e encontra alívio em algum tipo de medicamento e começa a utiliza-lo sem orientação e prescrição médica as chances de criar dependência são enormes!

Cada vez que utilizamos esses medicamentos, os vasos desincham e melhora a passagem do ar, mas logo voltam a inchar e o nariz entope de novo, e com o tempo a pessoa vai precisar de doses cada vez maiores para o remédio fazer efeito.

Nariz entupido, o que posso fazer então?

            Lota, sal e água morna

Contudo, se você sofre com tais crises alérgicas, existe um método muito simples para minimizar e tratar de forma natural, sem os malefícios dos descongestionantes nasais, que é a lavagem ou higiene nasal utilizando o Lota Higienizador Nasal, água morna e sal.

Clique aqui para saber mais sobre os benefícios da lavagem nasal utilizando o Lota.

Abaixo confira o vídeo da série “minuto do coração” com o Dr Roberto Kalil, cardiologista, falando mais sobre sobre os perigos do uso de descongestionante nasal:

Fontes:

http://www.hospitalpaulista.com.br/entrevista-site-vix-vicio-em-neosoro-realmente-pode-acontecer-e-ate-levar-a-morte-diz-medico-como-curar/

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/51706-saiba-por-que-descongestionantes-nasais-nao-devem-ser-usados-em-excesso

https://www.minhavida.com.br/saude/materias/18008-descongestionante-nasal-pode-viciar-e-causar-rinite-medicamentosa

Posted in Cuidados com a saúde, Higiene nasal and tagged , , , , , .

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *