Cuidados com qualidade do ar para uma respiração saudável

Estudos indicam que a umidade relativa do ar ideal para nós é acima de 60%. Em algumas épocas do ano, a umidade pode chegar até 20% em algumas regiões do Brasil, o que é bastante prejudicial para nosso organismo e vias respiratórias.

É muito normal em certas estações do ano, como outono e inverno, os ambientes ficarem com o ar muito seco. Por isso os umidificadores de ar tem se tornado um aparelho quase que essencial nas residências dos Brasileiros. Muitos pais costumam inclusive colocar umidificadores em ambientes onde as crianças dormem, mas é necessário, e muito importante, conhecer também alguns cuidados que devem  ser tomados ao utilizar este tipo de recurso.

Boa parte dos umidificadores disponíveis hoje no mercado, não controlam exatamente a quantidade de umidade que será despejada no ar, e quando esta umidade é excessiva, ao invés de trazer benefícios acaba trazendo malefícios e doenças, pois a densidade do ar ficará elevada, facilitando a proliferação de fungos e bactérias, aumentando a  possibilidade de adquirir problemas respiratórios como alergias, bronquite, rinite, entre outras.

Outro ponto importante que deve ser levado em consideração no uso dos umidificadores, é que a manutenção e limpeza dos equipamentos devem estar sempre impecáveis para não propiciar a proliferação de bactérias como dito anteriormente. Além disso, o tempo de uso não deve ser muito extenso, para não ocasionar um excesso de umidade, especialmente em quartos ondem ficam bebês e crianças.

É de conhecimento popular alguns métodos caseiros para ajudar no equilíbrio da umidade relativa do ar, como o  uso de bacias com água ou toalhas molhadas penduradas no ambiente. Entretanto, essas práticas podem causar um certo transtorno fazendo bagunça no ambiente, e até mesmo esquecendo de realizar as devidas trocas de água e higienização dos objetos utilizados.

Um outro método que você pode realizar de forma totalmente natural e segura para combater os efeitos do tempo seco, é manter a lavagem e higienização nasal em dia.

Se você possui um bebê em casa, provavelmente já realiza lavagem nasal com uma seringa e soro fisiológico nas narinas das crianças, se ainda não faz procure instruções com o pediatra comece hoje mesmo. Mas você sabia que em adolescentes e adultos existe uma outra opção ainda mais eficiente do que a seringa com soro fisiológico? Sim, existe,  e eu vou te apresentar agora  o  Lôta,  que é um aparelho feito em porcelana que promove a higienização nasal de forma totalmente natural e segura, para você combater os efeitos do tempo seco e prevenir doenças respiratórias como: Rinite, Sinusite, Alergia, Gripe, Resfriados e outras.

 

O Lôta:

O Lota, mais conhecido fora do Brasil como Neti Pot, é um higienizador nasal natural, feito em porcelana naturalmente branco gelo. Ele oferece um tratamento eficaz contra sinusite, rinite alérgica, resfriados alérgicos, alergias respiratórias, ronco, apneia e os efeitos nocivos da poluição do ar e do ar seco.

Como  e porque ele funciona:

Quando você derrama uma gota de água numa folha de papel, a água se infiltra pelos capilares se espalhando por um processo chamado difusão por capilaridade. O mesmo fenômeno acontece quando lavamos as narinas, por diferença de temperatura, (água morna), e concentração, (o sal), e o tempo de passagem da água através do septo nasal, acontece o mesmo fenômeno, a solução infiltra-se pelos capilares dos ossos do sinus frontal e seios nasais e nesse momento acontece o amolecimento das crostas, do muco, catarro, ou pus de infecções causadas pela alergia, que estão aderidas, porque os ossos são porosos.

Por isso o uso do Lôta é recomendado com água morna e sal para limpeza nasal! Para saber mais do porque o Lôta funciona, clique aqui!

Confira abaixo a entrevista do médico homeopata Dr. Jorge Gutemberg Splettstoser, onde ele fala sobre os benefícios da higienização nasal feita com o Lota.