5 Passos Simples Para Reduzir o Nível de Colesterol

 

Em primeiro lugar é importante ressaltar que este texto não substitui a visita ao seu médico. É sempre importante o acompanhamento do profissional para qualquer tipo de diagnóstico e tratamento.
colesterol é um composto utilizado para a produção das membranas celulares e de alguns hormônios. Existem diferentes tipos – HDL, LDL e VLDL -, sendo que o organismo fabrica a maior parte do que necessita. Porém, o colesterol também é encontrado em alimentos de origem animal, como ovo, carne e leite.
Apesar do colesterol ser um tipo de gordura fundamental para o bom funcionamento do organismo, ter os seus níveis muito altos no sangue pode não ser um bom sinal, podendo até causar um aumento do risco de problemas cardiovasculares, como infarto ou AVC.
É fundamental os tipos de colesterol para que,  caso apontado no exame de sangue como “alto”, é importante saber se trata-se do colesterol “ruim” ou o “bom”.
  • Colesterol total: este valor indica a quantidade total de colesterol no sangue, ou seja, a quantidade de colesterol HDL + LDL + VLDL;
  • HDL: é conhecido como o tipo “bom” de colesterol, pois está ligado a uma proteína que o transporta do sangue para o fígado, onde é eliminado nas fezes, caso esteja em excesso;
  • LDL: é o popular colesterol “ruim”, que está ligado a uma proteína que o transporta do fígado para as células e veias, onde acaba se acumulando e pode causar problemas cardiovasculares.
Caso o colesterol “ruim”, o LDL, estiver elevado no sangue,  deve-se seguir uma dieta de baixo açúcar e gorduras, e praticar alguma atividade física pelo menos 3 vezes por semana. Mais abaixo vamos mostrar algumas mudanças que você pode fazer em sua rotina para diminuir os níveis de colesterol no seu sangue.

Aqui estão 5 passos que você pode começar hoje mesmo para reduzir o colesterol sem uso de medicamentos.

1 – Coma direito

Pode parecer simples, mas a dieta tem um impacto tão significativo na redução do colesterol que deve ser o fator número um para determinar se, o seu colesterol alto é hereditário, ou uma questão de escolhas alimentares. Uma dieta com baixo teor de gordura e baixo colesterol é o primeiro passo para reduzir o colesterol.

2 – Exercício

Melhorar a saúde cardiovascular é um passo para reverter os efeitos do colesterol alto. O exercício em si não reduz diretamente o colesterol, mas fortalecerá o coração e todo o sistema circulatório.

3 – Parar de fumar

Essa recomendação é para quem fuma. Se este é o seu caso, então pare o quanto antes!

Quando a placa bloqueia o fluxo de sangue para o coração, o músculo tem que trabalhar mais para obter oxigênio. Isso pode levar a um ataque cardíaco. Se as artérias ficarem completamente bloqueadas com placas de colesterol alto, então há um alto risco de AVC (acidente vascular celebral).

4 – Relaxar

Estresse crônico pode afetar os níveis de colesterol. Se você está tentando manter uma alimentação saudável mas se manter constantemente estressado(a),  você pode não ver nenhuma melhoria nas leituras de colesterol até que você aprenda a aliviar o estresse.

5 – Converse com seu médico

Nem todos os médicos são rápidos em prescrever medicamentos. Na verdade, os médicos mais esclarecidos irão ajudá-lo a formar uma dieta e um plano de exercícios adequados à sua saúde e habilidades gerais como um primeiro passo para reduzir o colesterol. É sempre importante perguntar ao seu médico se a sua decisão de seguir uma dieta específica ou um plano de exercícios é ideal para você. Além disso, não pare de tomar medicamentos antes de consultar o seu médico.

Você pode diminuir seu colesterol com dieta e exercícios, e sob os cuidados de seu médico conversar sobre a possibilidade de redução de medicamentos no processo.

Agora que você já sabe como prevenir e até mesmo reduzir os altos níveis de colesterol no seu sangue, aproveite também para descobrir como melhorar a qualidade do ar em sua casa e ter uma vida ainda mais saudável e feliz. Afinal, para uma boa manutenção da saúde, é necessário que todas as áreas estejam alinhadas e bem cuidadas.